quinta-feira, 28 de junho de 2012

Educar através do esporte também é meta do Município de Igaci


Através das promoções ao esporte, o Município de Igaci tem fortalecido a educação de crianças matriculadas nas escolas públicas da cidade. E o resultado desse esforço já está sendo sentido, também, durante as aulas do projeto Tri-Criança, patrocinado pela Petrobras. Prova disso é o aumento do interesse dos alunos em participar e se dedicar as atividades que são desenvolvidas pelos educadores.

O projeto Tri-Criança acontece, em Igaci, no Ginásio de Esportes Zequinha Barbosa e no Educandário Jesus Mestre. São nesses locais que os educadores usam o esporte para promover cidadania e inclusão social. “E ainda oferecemos oportunidades para que eles conquistem seu espaço através da natação, atletismo e ciclismo”, completou o coordenador pedagógico do projeto, José Santana.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação do Município, Cristianlex Soares dos Santos, o esporte é uma boa estratégia para fortalecer a alto-estima dos jovens. “Nós somos a única cidade em que existe uma grande mobilização de seus alunos para a prática esportiva. Prova disso é que entre os dias 14 e 16 de junho ofertamos os primeiros Jogos Escolares do Município de Igaci [JEMI], que classificou uma equipe para representar a cidade nos Jogos Estudantis de Alagoas [JEAL], a ser realizado em julho”, destacou.

O secretário de educação de Igaci, Aroldo Ferro, avalia que eventos esportivos na cidade é uma acertada escolha para canalizar a energia dos alunos para os estudos. “Antes do início das competições, nós fizemos uma corrida da Tocha Olímpica pelos povoados da Zona Rural do município. Foi quando muitos alunos puderam conhecer os lugarejos e aprender sobre a importância da preservação do meio ambiente, uma vez que em cada escola foram plantadas mudas que estão sob a responsabilidade dos alunos que nela estudam”, argumentou. “Dessa forma, além de chamá-los para o esporte, ainda introduzimos conceitos sobre sustentabilidade e respeito à natureza”, complementou.

Muitos dos alunos que participaram do JEMI também são alunos do Tri-Criança na cidade. Entre eles estão Rafael Nascimento e Tatiana Marinho, ambos com 14 anos, que conquistaram a medalha de ouro no atletismo e viajarão para Maceió a fim de representar Igaci e, mesmo indiretamente, também, o projeto.

“Nós, quanto instituição, trabalhamos junto às escolas no objetivo de fortalecer o aprendizado dado em sala de aula. Atuamos em parceria com a prefeitura da cidade oferecendo esporte e oficinas que colaboram com a educação das crianças. Um exemplo disso são as oficinas de contação de histórias e de cidadania. Se nós não estivéssemos presentes, provavelmente elas [as crianças] estariam soltas nas ruas vulneráveis a todo tipo de criminalidade”, pontuou Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário